A Vida, a Mente e as Palavras do Buda

Nos dias de hoje, temos muita facilidade de acesso a informações sobre o Budismo, muito diferente de décadas atrás. Porém, tanta informação disponível, pode ser causa de confusão. Com a melhor motivação e com o objetivo de facilitar a compreensão dos Ensinamentos e práticas do Budismo, principalmente do Budismo Tibetano, o Lama Trinle, residente do KPG, desde 2005, tem trabalhado com muito carinho para disponibilizar um conteúdo essencial desses Ensinamentos, tal como indicado pessoalmente pelo I Kalu Rinpoche.

Como resultado desse trabalho, reuniram-se as condições necessárias para a realização de um programa, possibilitando que os conhecimentos e métodos contemplativos de transformação da mente, desenvolvidos e preservados nas tradições do Budismo Tibetano, sejam compreendidos, adaptados e integrados em nossas vidas de forma lúcida e benéfica.

Similar ao que ocorre em outros domínios complexos do conhecimento – que implicam numerosos elementos e níveis de significação sutis e profundos –, a compreensão dos ensinamentos do Buda requer um certo tempo de estudo e de prática e, como há diferentes graus nesta complexidade, é importante que no início se tenha uma base sólida sobre conceitos essenciais, possibilitando assim uma melhor compreensão e aproveitamento dos ensinamentos do Buda.

Por esse motivo, o Lama Trinle elaborou um manual e um seminário de introdução à meditação. Ambos são fundados sobre correlações e convergências existentes entre os ensinamentos tradicionais e os conhecimentos contemporâneos sobre o tema: “A vida, a mente e as Palavras do Buda”.

Dessa forma, o módulo 1 do nosso programa de aprendizado apresenta esse material. Trata-se de um módulo curto de boas-vindas, de acolhimento e de nivelamento sobre tópicos básicos da tradição budista: o funcionamento da mente e a meditação. São apresentados nesse módulo alguns métodos de meditação que podem ser facilmente compreendidos e experimentados empiricamente. Este módulo, cumprido em três encontros, é acessível a todas as pessoas e não requer que os participantes sejam (ou que venham a ser) budistas.

jekyll template mediumish