Programa de Práticas e estudos

Nível 1

Após o seminário “A Vida, a Mente e As Palavras do Buda”, àqueles que querem seguir dentro da tradição budista, começam a participar do “Nível 1”, onde terão a possibilidade de continuar praticando as meditações aprendidas anteriormente. Também se inicia o estudo do livro O Ornamento da Preciosa Liberação, de Gampopa Sonam Rinchen é uma obra lamrim (caminho progressivo, em Tibetano) e por isso se caracteriza por conter o Ensinamento do Buda de forma sistematizada, facilitando o estudo e a prática ocorram de forma gradual. Por orientação pessoal do I Kalu Rimpoche, O Ornamento da Preciosa Liberação é a principal obra de referência para os estudos do Dharma no Palden Shangpa São Paulo. Trata-se de um texto completo que proporciona tanto a visão geral do caminho a ser percorrido pelos praticantes, como os detalhes de cada etapa desse caminho.

Por essas características, o livro de Gampopa foi escolhido para ser o eixo do Programa de Estudos e Práticas do Palden Shangpa São Paulo. A partir do estudo dessa obra e tendo-a sempre como base, o programa incluirá estudos e práticas sobre as Preliminares Comuns e Especiais, Shinê, Lhagtong, Tchenrezig (o Buda da Compaixão), Tara Verde e Sangye Menla (o Buda da Medicina).

Nível 2

Práticas Complementares

O Programa prevê ainda oportunizar aos praticantes mais aplicados que estejam interessados na intensificação da meditação formal (Shine e Lhagtong) e de rituais mais elaborados, como as práticas de Oferendas (Tchöd, Rio Sang, Sur), Mahakala, os Mönlams, as Quatro Divindades Conjuntas, além do aperfeiçoamento do estudo do Tibetano.

O Programa de Estudos e Práticas do Palden Shangpa São Paulo oferece aos participantes todas as condições para a construção de uma base bastante sólida sobre o Budismo, suas tradições, seus grandes mestres, imagens, símbolos, ensinamentos e práticas, em especial os da Linhagem Shangpa, a qual o Palden Shangpa São Paulo é vinculado.

Para isso, Kyabje Kalu Rinpoche autorizou que os Lamas do KPG – Kagyu Pende Gyamtso, de Brasília, a qual estamos vinculados, e mais o Lama Tartchin, do KTT – Karme Thegsum Tcholing, do Rio de Janeiro, para dar Ensinamentos no Palden Shangpa São Paulo. O Lama Trinle autorizou também ao Neljorpa Tsultrin Tchokyi Don Drub (Preto Benvenuto) a conduzir os Estudos e Práticas no Palden Shangpa São Paulo.

Contribuições

Praticantes motivados a estudar e praticar com diligência e compromisso serão muito bem-vindos ao grupo. Caso você já possua experiência com a prática budista, pedimos que preencham o formulário disponível neste link.

A Sangha é aberta a todos que queiram praticar os ensinamentos de Buda. Nós possuímos um programa de contribuições voluntárias. Dessa forma, se puder contribuir com algum valor mensal, converse a Flávia. Ela é nossa tesoureira e poderá te passar algumas instruções.

Se não puder, queremos que sinta-se à vontade para vir às práticas e seguir esse caminho da virtude conosco. Todos são bem-vindos!